11 de março de 2009

Como rodar vídeos usando Media Server no PS3

Andei caçando em uns fóruns e sites de games sobre a utilização do PS3 como Media Center, como assistir vídeos, HD de preferência, direto do seu computador nele e vi que muita gente não sabe o que escreve, muita gente não sabe o que perguntar e vira uma zona. Aí resolvi, sabendo que 3 dos meus 5 leitores tem PS3, dar umas dicas.

Na XMB do PS3 (puta sopa de letrinhas) tem algumas opções em que você pode procurar por media servers. Música, vídeos e fotos, se não me engano. Para o Mac, tem dois programas que eu gosto muito na hora dele atuar como media server para o PS3.

Para música e fotos eu gosto muito do Media Link. Ele instala no System Preferences e quando está ligado permite que você veja fotos direto do iPhoto, músicas diretamente do iTunes e vídeos em geral, seja MP4 ou o formato que for. Você ainda pode configurar acesso a pastas específicas com qualquer tipo de mídia e ele também lê direto. Mas se ele já reproduz os vídeos, por que capeta eu não uso ele. Ahá! Dois motivos. Um é que só peguei a versão de testes, então a cada 20 minutos, se não me engano, tenho que reiniciar o programa, que é limitado. "Então, compra o programa, que é baratinho". E é mesmo. Bom e barato. Mas não reproduz os vídeos com legendas. Pelo menos não conegui fazer isso funcionar nele. Para que ele rode com legendas, você tem que reencodar como se ele fosse um DVD ou bluray, com a legenda embutida nele. E isso leva tempo, aí já era.

Então, prá ver vídeos, que programa usar. Essa é fácil: PS3 Media Server. Roda em Java Runtime Enviroment, ou seja, não é um aplicativo, tá mais para applet, mas o importante é que funfa. E reproduz os vídeos direto do Mac para o PS3, lindamente, SD, HD, MP4, AVI, DIVx, MKV, qualquer coisa. E tudo com as legendas, se estiverem no mesmo folder e com o mesmo nome do arquivo de vídeo. No começo sofri um pouco para fazer o bicho achar o meu PS3, mas a solução é simples. Vai na aba GENERAL CONFIGURATION e na opção FORCE IP FROM THE SERVER coloca o IP que o seu Mac está usando. Já era. Roda que é uma beleza. Também configura as pastas onde estão as suas mídias e acabou. Não sei como ele funciona com fotos e músicas, porque honestamente nunca usei.

No PC, que eu não tenho, sei que o Windows Media 11 também faz o streaming para o PS3, porque já vi funfando. É só clicar em Library, depois em More Options, Library de novo, Configure Library, Share My Media. Aí vai aparecer um íconezinho de "Unknown Device". Clica nele e Allow. Se seu windows e o programa forem em português, é só traduzir tudo, que eu estou com preguiça.

O que eu ouvi do WM11? Que ele também não faz o PS3 reproduzir com legendas. A solução é a mesma: PS3 Media Server, para Windows. O programinha é bom e tem versões para Mac, Windows e até Linux!

E a última, mas não menos importante (impressionante como a tradução fica ruim) dica: para reproduzir vídeos em HD, tanto o PS3 quanto o seu computador devem estar ligados na rede via CABO!!!! O vífe (wifi para os fracos), apesar da velocidade nominal de 54Mbps, não dá conta. Se você usa alguma criptografia para proteger a sua rede, tipo WEP ou WPA, piora. O tempo que o micro e o PS3 levam para codificar e decodificar essa criptografia é precioso e deixa a reprodução completamente tosca. Para vídeos em SD não tem erro. Vai via vífe numa boa.

Para assistir os torrents AVI, com plugin DIVx normal, aqueles que vem xvid-xor e tal, vai via vífe sem erro. Os 720p, geralmente com extensão MKV, só fiz rodar com cabo de rede no micro e no PS3 passando pelo roteador.

Espero que ajude meus 3 fiéis leitores.

2 comentários:

André disse...

Valeu véio,
Tb tava na caça de informações sobre usuários desses programas de streaming com o PS3 e tava difícil.Prefiri o Media Server, apesar de as vezes cair o servidor se desligar.Além disso, vc respondeu à minha dúvida qto a velocidade de transmissão em vífe pra vídeos .mkv.....Apesar de eu ter "12 mega" de velocidade, é impossível ver os vídeos. E já tentei todos os tipos de config. pra streaming....
O jeito vai ser liga-los ao cabo...Ps3 e iMac rodam vífe.....
Abs
André

Rodrigo disse...

Agora tem 6 leitores... valeu pela dica!