6 de janeiro de 2009

War!

O que mais me assusta nessa guerra entre Israel e o Hamas, além das vidas perdidas, óbvio, é o patrimônio da humanidade que está em risco ali. Sinagogas, Mesquitas, Igrejas, lugares históricos para cristãos, judeus e muçulmanos que podem sumir de uma hora para outra. Eu adoraria ir para lá, ver os lugares que estão na Bíblia, no Torá, no Alcorão. Os lugares que não são sagrados apenas para uma, mas para três das principais religiões do mundo. Mas tem como? Se no Brasil temos medo de bala perdida, lá temos medo de uma bomba perdida.

Que esse conflito, infelizmente, um dia se tornaria uma guerra, todo mundo já sabia. São pessoas que crescem jogando pedras umas nas outras, uma de cada lado de um imenso muro cultural, político, econômico e religioso. São diferenças cunhadas muito profundamente para serem apagadas de uma hora para outra. Tolerância e compaixão são palavras há muito esquecidas por aquelas bandas. E a Fé de muitos, é usada como pano de fundo para a briga de poucos.

Muitos se perguntam porque os US&A, tão metidos a entrar em confusões mundo afora, não entram nessa briga. Acho que a resposta é simples. Aquele pedaço da Terra, tão pequenino, é o pavio do mundo. Se a encrenca dali espalha para o mundo, a merda vai ser muito grande e totalmente fora de controle. Só podemos esperar que a coisa acalme, as brigas voltem para as mesas de negociações e os termos sejam os melhores para o mundo todo, não apenas para quem está por perto. Antes que os nervos fiquem ainda mais expostos.

E o berço da humanidade se torne o começo de seu túmulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nada como um post bem escrito e sem ser tendencioso (pra nenhum dos lados).

Adorei =)