19 de junho de 2008

Dunga!

O Dunga é foda. No mau sentido. Ele é ruim. Como técnico e como "relações públicas" da seleção, ele é muito ruim. Como jogador, foi esforçado. Tinha garra, liderança, se desdobrava e usava a força e o pulmão mais do que técnica. Tem lá seus méritos, como ter participado de duas finais de copa do mundo e ainda ter ganho uma. Mas como técnico, puta que pariu, ele devia ser o primeiro a entender que não está dando.

Em 3 jogos, com adversários de extremo "renome" no futebol mundial, conseguiu perder dois jogos e ganhar um, daquela potência que é o Canadá. Uma vez fiz uma reunião com um cara do Canadá e ele me disse que futebol é simplesmente o esporte mais chato do mundo. Só prá entender a importância que os canadenses dão para a bola. Perder para a Venezuela, pela primeira vez na histório. Um país que gosta mesmo é de baseball e boxe. É mais ou menos a mesma coisa que a gente ganhar da Rússia num campeonato de xadrez! E do Paraguai, pelas eliminatórias, nem comento. Ainda bem que eu não vi o jogo, porque ia passar raiva.

E ontem, aí sim contra uma seleção forte, que rivaliza conosco não só em tradição mas também em renome, não chegou a ser propriamente um vexame, mas serviu para mostrar toda a incompetência do Dunga como técnico. Ao contrário do que muita gente anda falando, não acho que o time que entrou em campo seja horroroso. Não gosto do Julio Cesar (nem do reserva, Doni), mas não é o pior goleiro do mundo (já o Doni...). A zaga, com Lúcio e Juan, é no mínimo, respeitável. Dos alas, não gosto de nenhum. Maicon e Gilberto são de lascar. Nenhum dos dois sabe marcar decentemente e não vi NENHUM cruzamento de nenhum dos dois ontem. No meio, a coisa tava feia. Mineiro, que parece que esqueceu o que fazia no SPFC, Gilberto Silva, um caso à parte, Anderson, outro que não entendo e Julio Baptista, que para dar uma idéia do desespero, foi o melhor em campo. Na frente, Robinho e Adriano.

Apesar dos pesares, dá prá jogar com um time desses. Mas vamos às cagadas do Dunga:

1 - Diego: nunca gostei dele. O famoso "encosta-que-eu-caio" desde o tempo do Santos. Tem bola, mas parece que não gosta de mostrar. Depois que entrou, no lugar do Anderson, conseguiu piorar o time. Atenção: conseguiu PIORAR um time que tirou o ANDERSON! Tanto que foi substituído, também. Começar no banco, entrar e ter que sair é muito chato.

2 - Robinho: pelo menos, foi honesto. O repórter do Sportv perguntou o que ele achava da participação dele no jogo e ele respondeu na bucha: ruim! Joguei mal, tenho que jogar mais. Não é um consolo, mas pelo menos mostra que ainda tem um pouco de discernimento. Então, por que capeta o Dunga tira o Adriano, que pelo menos tava correndo, e não o Robinho, para colocar o Luis Fabiano. Tomou o primeiro coro de "Burro" essa hora, merecido.

3 - Gilberto Silva: esse é clamoroso. Como o cara não tirou o Gilberto Silva do jogo. Não lembro dele fazer um passe certo no jogo. Ou pelo menos, errou mais do que acertou. Parecia anestesiado em campo, perdido, catatônico. O pior jogador do jogo de ontem disparado. Por que o Dunga não colocou o Josué no lugar dele, para pelo menos ver se o Mineiro lembrava como eles jogavam bem juntos??

4 - Daniel Alves: essa é inexplicável! O que o Daniel Alves foi fazer no jogo? Acho que nem ele sabe. Imagino o que tava passando na cabeça do Dunga.

**Filminho**
Cenário: Mineirão lotado. 52 mil pessoas berrando para o Dunga:
- BURRO! BURRO! BURRO!
Dunga pensa: "Por que estão me chamando de Burro? Será que é por causa do Diego? Eu não queria entrar com ele, mas o Anderson machucou. É... Deve ser por causa dele! Vou tomar uma atitute! Vou fazer um treco genial!"
Vira para o banco:
- Jorginho, chama o Daniel!
- Daniel, entra lá! Acaba com o jogo!
- Tá legal. O que eu faço?
- Entra no lugar do Diego e arrebenta!
- Beleza! Como?
- Faz o que você sabe! Joga tua bola!
- Fecho por onde? Por que lado? Com que?
- Isso, entra no lugar do Diego e faz isso!
- Isso o quê?
- Isso, vai lá, vai lá.
**Fim do Filminho**

Fim do jogo.

E devia ser o fim do contrato do Dunga, mas pelo jeito...

Nenhum comentário: