27 de outubro de 2008

Pergunta

Se você tivesse que fazer uma comparação entre os canais de TV abertos, descrevendo brevemente os canais, como seria? Sim, eu sei que é uma tarefa árdua, até porque para isso você teria que assistir aos canais abertos. Mas pegando os principais. Prá mim, por exemplo, seria assim (por ordem alfabética para não ter encrenca):

Band: esporte e CQC
Cultura: para crianças
Gazeta: Ronnie Von
Globo: Futebol e novelas
Record: Podreiras
RedeTV: Nojeiras
SBT: Silvio, Maísa e Chaves

Agora, porque eu quis fazer isso? Parece que, para a audiência em geral, as redes de TV já tem um "rótulo" pré definido. Tipo, prá ver futebol, tá passando o mesmo jogo na Band e na Globo, todo mundo odeia o Galvão (ou diz que odeia), mas assiste na Globo. Logo, futebol é Globo.

Mas me espantou como, semana passada e retrasada, o Ibope revelou o que as pessoas assistem quando a face sanguinária e nojenta do brasileiro se manifesta. Primeiro no lance de Santo André, mesmo mostrando a mesma coisa, a Record deu mais audiência do que a Globo. Ou seja, parece que no quesito sangue, a turma do bispo leva vantagem. Quando o lance é jornalismo sensacionalista em cima da desgraça alheia, a Record tem um ótimo recall (trocadalho acidental).

Só que, semana passada, a Band, enquanto o Datena mostrava outro caso desses, de uma menina que foi assasinada dentro de um carro, chegou a dar 17 pontos em SP (saiu na Folha). Pode ser um reflexo do povo querendo, literalmente, sangue novo, mas o fato é que os destinos nesse caso também não foram a Globo, mas Band e Record.

Será que isso indica um caminho para uma futura "especialização" dos canais abertos? Ou será que é só o nariz do público, apontando para os destinos mais indicados para cada tipo de situação?

E o mais importante de tudo: será que dar um puta audiência com uma desgraça é melhor que uma audiência mediana com coisas boas? Vale mais 20 pontos de Ibope com morte e sangue, ou 5 com educação e respeito?

Se você anunciasse em TV, qual seria sua resposta? Você preferiria sua marca vista por milhões vendo a menina morta, ou por milhares que estão se divertindo?

Nenhum comentário: